Rubens Paiva

Rubens Paiva

Niterói, Icaraí, Brazil

About Rubens Paiva

"A percepção desperta em nossas mentes uma imagem pela qual somos levados a entender o que está à nossa frente, seguindo o passo do outro em instantes únicos, remetendo, uma ou outra à escolha, dentre todas possíveis, das nuances dos lugares e do vivido em cada curva do caminho.
A fotografia de Rubens Paiva sobressai nesta que é a grande contribuição da obra de C. S. Peirce para o entendimento do universo dos significados.
Na proposta do artista e na leitura do espectador abre-se o percepto, instiga-se o juízo perceptivo para continuar até a solidificação de um conhecimento.
Primeiramente, esta sequência, que remete à única característica comum de todos os fotógrafos – a acuidade para o instante a ser captado - está bem ajuizada na obra de Rubens Paiva.
Não encontramos ali apenas aquilo que dá forma às imagens, mas bem mais, de modo ampliado: tudo aquilo que expõe a ideia do simbólico como principal referencial das imagens.
Em segundo lugar, devemos considerar o trato da ideia no ato de criação: tão maleável e tão ampla que possibilita distinguir, no mesmo objeto, as diferenciações que, individualmente, dedilhamos na percepção do mundo que nos cerca. E, certamente, das artes, a fotografia como tal é aquela que proporciona a mais fácil compreensão de algo que está no lugar do real, auxiliando, como pode, porém por meios imprecisos, o juízo perceptivo. Impreciso porque segue as nuances da percepção de cada um. Na obra de Rubens Paiva a imprecisão precipita qualquer interpretação, sensibiliza e ilumina as filigranas dos sentimentos que afloram.

O artista aproveita para proporcionar ao espectador mais um meio para transmutar o óbvio das formas visíveis, indo além, até encontrar o que está por trás da fácil compreensão: o simbólico na leitura pessoal - do artista - o simbólico avaliado - do curador - e o simbólico ampliado e ao mesmo tempo restrito - do espectador. Todos eles são necessários para, através da arte, tornar afável o mundo que nos cerca e expor nossos mais reservados sentimentos.
Sair por aí com sua câmera é a proposta de Rubens Paiva. Parece fácil. Mas será que é fácil escolher um instante e não o seguinte? Ou o anterior? Ou a rua daqui ou a esquina seguinte? Este é, efetivamente, o encanto encontrado na fotografia que propõe uma percepção mais aguçada, além da jornalística ou da publicitária."

Rosana Ramalho

Artista Plástica
Pós-doutora em Semiótica Aplicada às Artes
Prof.a Associada da EBA/UFRJ
Prof.a Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes PPGCA - IACS/UFF

Education

Brazilian Association of Photography - ABAF, Rio de Janeiro, Brazil.

Member of Petropolitan Society of Photography - SOPEF, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil.

Events

(1) Interview with Jô Soares at Rede Globo brazilian television network: https://globoplay.globo.com/v/2497535/

(2) ´O Catador de Imagens´ - Maestro Guerra Peixe nomination - 2015 - Petrópolis - Rio de Janeiro, Brazil.

(3) Two photos in ´Curando 3´ catalog - Celebrating 441 years of Niterói city - Rio de Janeiro. MAC - The Niterói Contemporary Art Museum.

Exhibitions

(1) 2012 - ´Eu e minha Kodak por aí´ - Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis - Rio de Janeiro, Brazil.

(2) 2013 - ´Eu e minha Kodak por aí´ - Casa de Cultura Adolpho Bloch, Teresópolis - Rio de Janeiro, Brazil.

(3) 2013- ´Eu e minha Kodak por aí´ - Sala José Cândido de Carvalho, Niterói - Rio de Janeiro, Brazil

(4) 2015 - ´O catador de imagens´- Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis - Rio de Janeiro, Brazil.

(5) 2015 - ´O catador de imagens´- Casa de Cultura Adolpho Bloch, Teresópolis- Rio de Janeiro, Brazil.

(6) 2015 - ´O catador de imagens´- Centro Cultural Eva Nil, Cataguases- Minas Gerais, Brazil.

(7) 2017 - ´O catador de imagens´- Centro Cultural e Profissionalizante - Laranjal - Minas Gerais, Brazil.

(8) 2021 - 'A J. da Questão' - Sala José de Cândido de Carvalho - Niterói - RJ, Brazil